terça-feira, 16 de outubro de 2012

20 lugares assombrados pelo Brasil

Whazzzzzzzzup galera, tudo bem com vocês? Como passaram de feriado? 
Hoje trago pra vocês uma lista com 20 lugares assombrados espalhados pelo nosso Brasil. Bem básico: lugares e causas sobrenaturais, também com localização pra quem quiser visitar. Divirtam-se, crianças. 

Exemplo de árvore Gameleira
Fantasma de Neutel Maia – Rio Branco (AC)

Localização:
Rua da Cunha Matos. 2° distrito. Rio Branco
História: Rio Branco foi fundado em 1882 pelo cearense Neutel Maia. Na Rua da Cunha Matos, existe uma árvore chamada Gameleira* onde ele acampava logo que chegou à região, até então inóspita.
Pessoas já viram o vulto de um homem, que poderia ser o espírito de Neutel Maia, sentado abaixo da copa da árvore ou caminhando nas proximidades.

*A Gameleira tem 20 m de altura e 2,5 m de diâmetro. Ela é tão respeitada que foi tombada como Monumento Histórico em 1981.


Assombração de Zumbi dos Palmares – Viçosa (AL) 

Localização: Viçosa (86 km da capital Maceió)
História: em Viçosa, na Serra Dois Irmãos, viveu Zumbi dos Palmares, líder dos negros, que não admitiu nenhum tipo de submissão à Coroa Portuguesa. Fundou um Quilombo de negros fugidos e foi morto no dia 20 de novembro de 1695, na cachoeira Serra dos Dois Irmãos. Existe uma reserva dos munícipes que não se aproximam do local, pois dizem ser possível ouvir o som dos tiros desse dia sangrento. 

Fantasma da mulher afogada – Macapá (AP)

"Pedra do Guindaste"


Localização: ao lado do Trapiche Eliezer Levy
História:
na década de 1940, um navio naufragou e, para marcar o local, construíram o atual bloco de concreto chamado “Pedra do Guindaste”, que tem sobre ela a imagem de São José, padroeiro de Macapá.
Uma lenda revela que, se retirarem a Pedra, as águas irão subir e Macapá será encoberta. Dizem que nesse local existe um fantasma de uma mulher que teria morrido afogada. Ela aparece submergindo das águas, durante a noite, pedindo socorro para depois desaparecer.

Poltergeist no Teatro Amazonas – Manaus (AM)

 

Localização: Praça São Sebastião s/nº, Centro – Manaus
História:
o Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896. Já ouviram vozes, risadas e vultos nos camarins e camarotes. Alguns fatos inexplicáveis como objetos que apareceram em lugares diferentes sem que ninguém os tocasse, além do frio que surgia do nada fizeram com que alguns funcionários abandonassem o local durante sua reforma.

Mercado Modelo assombrado – Salvador (BA)

 

Mercado Modelo
Localização: Praça Visconde de Cayru, s/n°
História:
quem trabalha no Mercado Modelo não tem dúvidas que existe algo sobrenatural. Gritos de dor e pedidos de socorro são ouvidos nas proximidades do subsolo, onde existem os túneis que foram construídos para armazenar bebidas. A crença popular garante que os negros recém-chegados da África eram jogados nesse calabouço. À noite costuma-se ouvir (também nas imediações do Mercado) o som das correntes e barulhos de açoite.


Penitenciária mal-assombrada - Juazeiro do Norte (CE)

 

Localização: Sit Touro, s/n°, Zona Rural. Juazeiro do Norte
História:
A Penitenciária Industrial e Regional do Cariri tem fama de ser mal-assombrada. Uma imagem fantasmagórica foi capturada na central de monitoramento dos presos. Também já ouviram o lamento das mulheres que foram mortas pelos assassinos que estão presos. Como a energia é muito densa, fenômenos de poltergeist foram relatados, como abrir e fechar de portas e janelas, som de passos, choro de lamentação, entre outros.

Fantasmas em Brasília – Brasília (DF)

 

Localização: QI 29. Lago Sul
História:
Brasília foi construída por pessoas simples conhecidas como candangos, que trabalharam nas principais construções da capital do Brasil. Por isso, comenta-se que existem fantasmas dos calangos em toda a cidade.
Na Ermida Dom Bosco (1815-1888) diz-se ter visto o vulto de um padre usando uma batina preta que poderia ser o próprio sacerdote Dom Bosco que profetizou existir nos paralelos 15 e 20 do hemisfério Sul um lugar abençoado com riquezas materiais e espirituais.

Fantasma do Frei - Vila Velha (ES)

 

Prainha de Vila Velha
Localização: Prainha de Vila Velha, ao lado da ladeira das Sete Voltas
História:
acredita-se que ocorrem aparições de um frei chamado Pedro Palácios (1500 - 1570), que fundou e viveu neste Convento por muitos anos. Fez voto de pobreza e ajudou as pessoas que o procuravam. Existe uma pedra tombada no sopé da montanha que tem sobre ela, a imagem de Nossa Senhora da Penha. Neste local, o vulto de um homem por vezes é avistado.



Carruagem fantasma - São Luís (MA)

 

Localização: Conjunto da Praia Grande (Patrimônio Cultural)
História:
em São Luis vivia uma mulher poderosa chamada Ana Jansen (1793-1869). Teve uma infância e adolescência miserável, mas mesmo assim casou-se com um dos homens mais ricos da cidade. Depois da morte do marido, ficou conhecida como a “Rainha do Maranhão”. Dizem que era extremamente cruel com seus escravos, deixando-os morrer à míngua, dentro de um poço. Após sua morte, pessoas a teriam avistado, vestida de negro, dentro de uma carruagem conduzida por dois escravos, nas proximidades de Praia Grande.

Vozes de Ana Maria Couto - Cuiabá (MT)

 

Localização: próximo do ginásio de esportes de Cuiabá
História:
Ana Maria do Couto era uma mulher moderna na década de 1940. Mereceu destaque nas áreas da política, finanças, comunicação, direito e esporte no qual se empenhou de corpo e alma. Em 1970, adoeceu e sua vida se transformou em um intenso sofrimento devido ao câncer. Deixou a vida pública e se recolheu em sua casa até morrer em 1971. Diz-se que logo em seguida da sua morte, era possível ouvir os gritos de dor ao caminhar na calçada frente à sua casa, provocados pela doença que a vitimou.

Barco Fantasma - Pantanal (MT)

Pantanal

 

Localização: Baía de Chacororé (Pantanal Mato-Grossense)
História:
no final do século 19, um barco afundou na Baía de Chacororé. Dizem que nas noites de Lua cheia ele surge do fundo das águas para navegar por alguns segundos e depois desaparecer. Crê-se ser possível ouvir o barulho da embarcação, os risos e as vozes da tripulação.



Poltergeist da Fazenda de Carandaí - Carandaí (MG)

 

Localização: Rod. BR 040 (137 km de distância de Belo Horizonte)
História:
Diz-se que a Fazenda Carandaí é mal assombrada e que é possível ouvir o estalar dos chicotes, gritos e até o som da moenda produzindo a cana. Surgiu um boato que nas proximidades da fazenda tinha um cemitério de escravos que, antes de serem mortos, foram cruelmente castigados por seu feitor.

Cidade fantasma - Fordlândia (PA)

 

Cidade de Fordlândia
Localização: entre os municípios de Itaituba e Aveiro (200 quilômetros ao sul de Santarém, às margens do Rio Tapajós)
História:
nos anos de 1920, uma gleba de terra foi comprada pelo presidente da Ford, Henry Ford (1863 – 1947), na intenção de plantar seringueiras para a produção de borracha. Infelizmente, o projeto foi fadado ao insucesso depois do fim da 2° Guerra Mundial em 1945. A região tem uma aura que amedronta os visitantes que percorrem o local com o avistamento de vultos que desaparecem em seguida. Seriam aqueles que perderam tudo na esperança de uma nova vida?
 

Poltergeist no Santa Roza - João Pessoa (PB)

 

Localização: Praça Pedro Américo
História:
o Teatro Santa Roza em João Pessoa é o mais importante da Paraíba, inaugurado em 1889. Antes da sua construção, o lugar era marginalizado e existem boatos de que pessoas foram assassinadas e enterradas na praça. Relatos de fenômenos de poltergeist, ou seja, portas e janelas que se abrem, além de vultos que aparecem e somem de repente, amedrontam pessoas mais sensíveis que andam pelo local, especialmente a noite.

Casa assombrada da marquesa de Santos – Rio de Janeiroa (RJ)

 

Localização: Museu do Primeiro Reinado. Bairro de São Cristovão. Av. Pedro II, nº 293, Quinta da Boa Vista
História:
se as paredes falassem, não faltariam histórias para relatar casos que ocorreram nesse casarão que abrigou Domitila de Castro (1797-1867) ou a Marquesa de Santos, amante de D. Pedro I (1798-1834). Quem o visitou, tem uma sensação estranha de que ela estaria observando os visitantes.

O fantasma de Lampião – Mossoró (RN)

 

Localização: Av. Rio Branco, s/n°. Centro
História:
o Museu da Resistência foi criado para marcar o local onde os moradores da cidade resistiram bravamente contra a invasão do Bando de Lampião (Virgulino Ferreira da Silva – 1898-1938) em 1927. Diz-se que o cangaceiro nunca aceitou essa derrota e, de tempos em tempos, tanto o fantasma dele como do seu bando são avistados se lamentando pelas redondezas.

O fantasma de Bento Gonçalves - Triunfo (RS)

 

Localização: Rua Luiz Barreto, 170
História:
a casa onde nasceu Bento Gonçalves (1788-1842) se tornou um museu onde se encontra todo tipo de artefato presente na Guerra dos Farrapos (1835-1845). Estão expostos garruchas, revólveres, uniformes, entre outros. A aura de Bento Gonçalves está presente na casa e os turistas afirmam ter avistado fantasmas dos combatentes andando pelos corredores.


Pajé assombrado - Serra do Tepequem (RR)

Serra do Tepequem

 

Localização: Serra do Tepequem
História:
Roraima é um Estado que possui uma grande área destinada aos indígenas no Brasil. Diz-se que o fantasma de um pajé ianomâmi enlouqueceu e foi afastado da sua tribo, pouco antes de morrer. Depois disso, passou a perturbar os visitantes da cachoeira, sussurrando palavras incompreensíveis em seus ouvidos.




Leprosário fantasmagórico - Porto de São Francisco (SC)

 

Localização: entrada do Porto de São Francisco, Balneário de Capri
História:
construído durante o reinado de D. Pedro II (1825-1891), esse leprosário abrigou hansenianos provindos de vários estados do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro. Os internos viviam de modo lastimável e não recebiam visitas. Alguns doentes amaldiçoaram a população dizendo que depois de mortos, os assustariam. Atualmente é um dos pontos turísticos de Santa Catarina.

Fantasmas do Café – Santos (SP)


Localização: Rua 15 de março, Santos
História: construído em 1922, a Bolsa do Comércio do Café movimentou milhões nestes tempos. Em seu salão central diz ser possível ouvir vozes que seriam dos operadores de pregão, nos tempos em que o Brasil detinha 60% da economia mundial devido ao comércio de café. Nas proximidades, foram avistados vultos que supostamente seriam dos barões do café. O prédio é tombado como Patrimônio Cultural e abriga exposições permanentes.


Valeu, meu povo. Juízo sempre.