quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mulheres que matam I: Os anjos da morte

"Quarteto Afiado" Um grupo de enfermeiras
Austriacas recebeu o apelido de Anjos da Morte
Conhecidas como “Anjos da Morte” (angel of death) ou “Anjos da Misericórdia” (angel of mercy), geralmente é empregada como um cuidadora (médica, enfermeira)  e intencionalmente prejudica ou mata pessoas sob seus cuidados. Tipicamente começam a matar com 20 anos, e podem matar no minimo 8 pessoas em um ou dois anos. Geralmente têm orgulho e se gabam de seus assassinatos,  por isso sempre acabam presas e condenadas. Em geral esse tipo de psicopatia é encontrado mais em mulheres, enfermeiras de UTI e maternidades.

A motivação para este tipo de criminoso é variável, mas geralmente cai em um ou mais tipos ou padrões:

Assassinas por misericórdia: Acredita que as vítimas estão sofrendo ou precisam de ajuda, embora essa crença pode ser delirante ou simplesmente ignorante.

Sádicas: Usa a sua posição como uma forma de exercer poder e controle sobre vítimas indefesas.

Heróina maligna: Um padrão em que o "anjo" põe em perigo a vida da vítima de alguma maneira e então começa a “salvar” ela. Alguns fingem tentar a reanimação, durante todo o tempo sabendo que a vítima já está morta, e não só ajuda, mas a esperança de ser visto como abnegadamente a fazer um esforço.

Quarteto Afiado  
Irene Leidolf

Em 1983, Waltrud wagner, enfermeira de 23 anos residente de Viena, Áustria, recebeu um pedido desesperado de uma paciente de 77 anos: Que terminasse com seu sofrimento. Contrariada , Waltraud, que trabalhava no hospital Lainz, aplicou uma alta dose de morfina e cumpriu o desejo da velha senhora.

Desde então, a enfermeira passou a "resolver" os problemas dos pacientes que ela achava que deviam ser ajudados.

Não demorou muito para recrutar colegas que a auxiliassem. Foi assim que Maria Gruber, Irene Leidolf e Stephanija Mayer formaram uma equipe secreta de eutanasia ao lado de Waltraud.


Waltraud Wagner
Além das injeções letais, o grupo usava água para afogar suas vitimas. O método encobria o assassinato, já que os pacientes eram idosos e fluídos nos pulmões era uma causa de morte esperada. Em 1987 a aparente compaixão das enfermeiras se transformou em sadismo.

Na menor demostração de reclamação ou se começavam a dar muito trabalho, os pacientes eram executados. Até que um dia o quarteto se encontrou em um bar e, sob o efeito do alcool, começou a comentar sobre as maldades cometidas. Um médico ouviu tudo e acionou a polícia.

Após 6 meses de investigação, as quatro mulheres foram presas e o médico responsável pela enfermagem suspenso. As enfermeiras confessaram 49 assassinatos e Waltraud foi responsabilizada, sozinha, pela morte de 39 pacientes - estima-se que o numero real supere 200 vitimas. 

Condenação
Prisão perpétua para Waltraud Wagner e Irene Leidolf. Maria Gruber e Stephanija Mayer pegaram 15 anos de prisão

Fonte: Revista Mundo Estranho Ed. Especial Hardcore 116-A