sexta-feira, 28 de junho de 2013

"Ela voltará como fogo para queimar todos os mentirosos!" LOBOTOMIA!

Sinto saudade do conforto de estar triste.

  A Galeria da Fama da Lobotomia

Não foram muitas as personalidades importantes submetidas à psicocirurgia, mas algumas delas foram figuras bem conhecidas pelo grande público. Nesta seção, você lerá também sobre duas grandes peças de teatro, que viraram filmes, que retrataram com pungência e drama o uso da psicocirurgia como um instrumento de controle social.

O que é lobotomia?
É a retirada de uma parte do cérebro. "Cada hemisfério do nosso cérebro é dividido em quatro partes ou lobos que são chamados frontal, occipital, parietal e temporal" , explica o neurologista Saul Cypel, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. "A retirada do lobo pode ser total ou parcial." Em épocas antigas, a lobotomia era usada em pacientes com certos tipos de doenças mentais como forma de acalmá-los. Atualmente, nesses casos a técnica cirúrgica foi substituída por medicamentos ou psicoterapia. A lobotomia pode ser usada, por exemplo, para extrair tumores. Entretanto, a retirada de uma área do cérebro pode afetar as funções relacionadas com ela. Se for extraída a parte posterior do lobo frontal esquerdo, a fala pode ficar comprometida. "Quando a lobotomia é feita até por volta dos 3 anos de idade, o outro hemisfério do cérebro pode assumir a função da parte extraída, e não haverá seqüelas", explica Cypel. A lobotomia é também usada em casos de epilepsia, quando o problema não pode ser controlado com tratamento convencional. Retira-se um foco epiléptico localizado, ou seja, a região do cérebro responsável pelas descargas neuronais que causam as convulsões.


Sinto saudade do conforto de estar triste.

Rosemary Kennedy (irmã de presidente John Kennedy)
Nascida em 1918, Rosemary era ligeiramente retardada quando criança e teve que ser educada por professores particulares. Ao atingir a adolescência, ela passou a ter períodos de descontrole e violência, embora ela estivesse desfrutando uma vida cheia, com muitas viagens e festas pagas por seu pai rico, o empresário e embaixador Joseph Kennedy. Aborrecido pela incapacidade da família de se adaptar ao comportamento agressivo de Rosemary, o pai dos Kennedys, sem consultar ninguém da família, contactou um neurocirurgião e ordenou que uma lobotomia prefrontal fosse realizada em Rosemary, em 1941 (lembre-se que naquela época, a lobotomia era considerado uma "cura" milagrosa para comportamento agressivo e inadequado). A operação a deixou totalmente incapaz de viver uma vida normal, e ela foi internada então permanentemente no Convento de Santa Coletta, em Wisconsin, no qual ela ainda vive. Este sempre foi um ponto extremamente dolorido na família de Kennedy, e Joseph e Rose Kennedy, atormentados pelo destino da filha, doaram bastante dinheiro e esforço para ajudar as pessoas retardadas. Eles estabeleceram a Fundação Joseph P. Kennedy Jr para este propósito (e que recebeu este nome em honra ao seu filho, morto no Segunda Guerra Mundial).

Rose Williams (irmã de escritor americano Tennessee Williams)

Aquela que tinha sido uma vez a gentil, esbelta e bonita irmã do notável dramaturgo norte-americano Tennessee Williams começou a sofrer muitos colapsos nervosos e foi diagnosticada como esquizofrênica (alguns biógrafos acreditam que Blanche DuBois, a personagem inesquecível de "Um Bonde Chamado Desejo ", foi plasmado nela). Depois de muitas tentativas sem sucesso de terapia, ela foi submetida finalmente a uma lobotomia prefrontal em 1943, em Washington. Como aconteceu com o caso de Rosemary Kennedy, a cirurgia terminou mal, e Rose ficou uma inválida pelo resto da vida. Este foi um grande choque para Tennessee Williams que era muito ligado a ela e provavelmente este foi um dos fatores que o tornou um alcoólatra. A lobotomia foi tema de outra famosa peça de Williams, " De Repente no Último Verão " , escrita em 1957 ( veja abaixo).

Frances Farmer (atriz de Hollywood)

Frances Farmer era um estonteantemente bela atriz e estrela do cinema (nascida em 1914, em Seattle), que tinha tido muito êxito em Broadway e em Hollywood. Porém, ela era uma ativista política radical, simpatizante comunista e de uma natureza rebelde e agressiva (quando ela tinha 15 anos, ganhou uma viagem para a União Soviética, como prêmio para uma composição escrita por ela). Depois de várias brigas com as autoridades, em 1942 ela foi declarada injustamente como sendo ' mentalmente incompetente' e internada pelos pais em uma série de sanatórios e hospitais psiquiátricos públicos, onde todas as terapias tentadas não foram capazes de domesticá-la e trazê-la à "normalidade ". Assim, em outubro de 1948, no obscuro Western State Hospital, em Washington, à idade tenra de 34 anos, o famoso neurocirurgião Walter Freeman que foi praticamente o unico responsável pela popularização da lobotomia prefrontal nos E.U.A. foi contratado pelo diretor do Hospital para realizar a sua também famosa lobotomia transorbital em Frances Farmer. Ela foi liberada em 1953 do Hospital, já sem ser uma ameaça para sociedade. Ela se sustentou inicialmente com trabalhos temporários, como recepcionista em um hotel, mas posteriormente conseguiu se reintegrar ao "show business", aparecendo em programas de TV e tendo o seu próprio "talk show". Ela morreu de câncer em 1970. A vida dela foi o assunto do Farmer um filme estrelado por Jessica Lange, e de uma canção chamada Frances Farmer Will Have Her Revenge on Seattle ", pelo grupo de rock Nirvana. 

Filmes e Peças Teatrais

Nada captura a imaginação do público mais que o drama da doença mental. Candentes temas sociais e psicológicos influenciam poderosamente o público através de produções de Hollywood, como " Um Estranho no Ninho ("One Flew Over the Cuckoo's Nest"), "Súbitamente no Último Verão " ("Suddenly Last Summer") e "Ninho de Serpentes" ("Snake Pit")

De Repente no Último Verão

Um drama de um ato pelo escritor americano Tennessee Williams, que fez grande sucesso em 1959, no filme de mesmo nome, dirigido por Joseph L. Mankiewicz, e estrelando Elizabeth Taylor em um papel neurótico e sensual. No enredo, uma velha e dominadora matriarca sulista chamada Violet Venable (interpretada no filme por Katharine Hepburn) contrata um jovem doutor chamado Cukrowicz (interpretado por Montgomery Clift) o qual ela deseja que realize uma lobotomia frontal no cérebro da sua sobrinha, Catharine Holly (interpretada por Elizabeth Taylor), porque ela ficou louca, supostamente devido a ter testemunhando a morte misteriosa do filho da Sra. Venable, um poeta decadente chamado Sebastian. Na loucura dela, de acordo com Sra. Venable, Catharine está contando histórias horrorizantes sobre o morte do seu filho. O Dr Cukrowicz foi solicitado a observar a garota para determinar se ela precisa de uma lobotomia. A Sra. Venable propõe estabelecer uma fundação para financiar o trabalho dele em cirurgia do cérebro, se ele concordar ! Ao término da peça, ficamos sabemos a verdade, contada por Catharine ao médico, sob a influência de uma droga. Surge então uma história tenebrosa de canibalismo e morte horrível, mas a Sra. Venable ainda quer "arrancar esta história horrorosa do cérebro dela,"


Nesta peça, a lobotomia é mostrada claramente por Williams como uma ferramenta para suprimir a verdade e reprimir as pessoas mais fracas. Ele provavelmente foi influenciado pelo lobotomia da irmã, realizada em 1943, e enfatiza uma visão pessimista sobre a voracidade do universo. Também explora muitos dos temas que assombraram Williams ao longo de toda sua vida: loucura, morte, deseja, a indiferença de Deus, e selvageria. Uma dimensão social nova foi adicionada ao filme, mostrando as condições terríveis do sanatório, a violência de paciente contra paciente, e a indiferença do pessoal médico. O enredo do filme foi escrito pelo próprio Tennessee William e por Gore Vidal. Elizabeth Taylor ganhou a indicação para um Oscar de Melhor Atriz, e o Prêmio Globo de Ouro para Melhor Atriz.

Um Estranho no Ninho
Este foi um best-seller influente do autor norte-americano Ken Kesey, escrito em 1958, e que foi transformado em filme de grande sucesso em 1975 pelo diretor tcheco Milos Forman (o filme ganhou cinco Oscars principais - -para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Enredo, Melhor Ator, e Melhor Atriz, vários prêmios da Academia de Filme Britânica, vários Globos de Ouro, e o prêmio de Filme do Ano da Sociedade Americana de Críticos de Filme, entre outros. o que estabeleceu um recorde nunca mais igualado). É a história de Randall McMurphy (interpretado por Jack Nicholson, em um desempenho atordoante), um preso rebelde que finge ser louco para ser transferido para o que ele pensou ser um lugar mais fácil de viver, o asilo de loucos... A enfermaria onde ele foi internado é dominado pela poderosa enfermeira Ratched (interpretada por Louise Fletcher), e ela e McMurphy se atritam desde o começo. Eventualmente, depois de uma série de incidentes que conduzem a um episódio terrível de choque eletroconvulsivo , a Enfermeira Ratched acaba ganhando a parada, ao convencer o as autoridades do hospício a realizar uma lobotomia em McMurphy, que é então transformado em um zumbi complacente. No final, um dos pacientes, um gigante índio, Bromden (Will Sampson), livra McMurphy de sua existência vegetal, sufocando-o com um travesseiro.

O enredo é altamente eficaz em retratar o sanatório, o uso de drogas, os eletrochoques e a lobotomia como métodos de repressão do livre arbítrio humano. Ele foi tremendamente influente, uma vez que foi lançado durante a década louca dos ano setenta, com o movimento dos hippies, rebeliões de estudantes esquerdistas e a guerra do Vietnã. A audiência é conduzida de modo apoiar os internos, ao invés de seus guardiães. Como tal, o filme ajudou no sentido que o eletrochoque e a lobotomia passassem a serem considerados " ferramentas politicamente incorretas ", métodos indesejáveis e ditatoriais da sociedade estabelecida para impor castigo e submissão às suas normas.