quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cidadão X - Andrei Chikatilo

Cidadão X é um filme de 1995 que retrata a
dificuldade nas investigações à cerca do
"monstro de roskov" pois a união soviética
não podia aceitar que um de seus "camaradas"
poderia ser um serial killer, eles
pensavam que esse tipo de comportamento
só culminava em um sociedade capitalista,
mas como o filme e a história monstram não
´podiam estar mais enganados
Cidadão x - Andrei Chikatilo

Citizen X (Cidadão X (título no Brasil) ) é um telefilme produzido nos Estados Unidos em 1995, escrito e dirigido por Chris Gerolmo.

O filme é baseado no livro de Robert Cullen sobre o primeiro serial killer descoberto na antiga União Soviética Andrei Romanovich Chikatilo o “Monstro de Rostov”, que de 1978 até 1990 matou mais de 50 pessoas, sendo crianças e jovens mulheres seus alvos.

A história da caçada da polícia soviética ao insaciável serial killer Andrei Chikatilo deu um excelente telefilme com gente do porte de Stephen Rea, Donald Sutherland e Max von Sydow no elenco. Na verdade, a história é focada nas perrengas enfrentadas pelo médico-legista Viktor Burakov (Rea) elevado à condição de investigador e perseguidor do mais cruel assassino da cortina de ferro, que matou mais de 50 jovens nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Toda a investigação passava pelo crivo do partido comunista e os problemas eram muitos, não só pelo ponto de vista ideológico, mas principalmente pelas limitações estruturais.





O filme faz severas críticas ao sistema comunista e uma coisa ou outra ainda parece provocação gratuita (uma vez que Citizen X é de 1995), mas é evidente a falta de tato por parte do governo soviético para enfrentar um monstro como Chikatilo (aqui vivido com a angústia necessária por Jeffrey DeMunn). Mas será que é simples enfrentar um homem que leva uma vida aparentemente normal, mas para saciar um instinto bizarro ou uma frustração deplorável molesta e mata crianças? Definitivamente não, uma vez que do lado de cá da ficção, países ricos sofrem com a profusão destes monstros sociais, cuja imprevisibilidade da atuação torna praticamente impossível qualquer ação de prevenção. O que países com um aparato tecnológico melhor e um banco de dados mais completo geralmente faz é identificar e tirar de maneira mais célere o serial killer de circulação, pois no caso de Chikatilo o próprio governo soviético se negava a acreditar na existência de um assassino tão brutal – o que realmente dificulta e muito qualquer trabalho.

Apesar de detalhes como o fato de todos falarem inglês na União Soviética (isto me causa incômodo desde Casa dos Espíritos) e o protagonista ser um ser humano composto apenas de virtudes deixarem a produção com a cara da boa e velha dialética maniqueísta do cinema americano, isto não estraga o fato de Cidadão X ser uma produção intrigante e muito bem realizada. Na verdade, o que importa é que o filme é bem conduzido e deixa o espectador ligado até os créditos finais. E olha que estamos falando de uma produção feita para a televisão. Merece e muito ser descoberto.

Ponto Alto: Donald Sutherland como o oficial irônico que agiliza por baixo dos panos as coisas para o esforçado Burakov destila talento. E olha que o pai do nosso querido Jack Bauer levou no piloto automático.

Ponto Baixo: A entrada do psiquiatra interpretado por Sydow, que cria o tal relatório Cidadão X com o perfil psicológico do assassino é feita de supetão. A importância do personagem é fundamental na trama, entretanto ele é muito mal explorado.

Achei o filme muito bom, de longe melhor do que o novo "evilenko" também baseado nas atrocidades cometidas por Andrei, que apesar de ter uma equipe de produção infinitamente melhor não foi capaz de passar os fatos devido a alta dramatização contida no longa, cidadão x se foca na dificuldade das investigações e ressalta a importancia de uma boa equipe de ciencias forenses em qualquer país, sob qualquer tipo de governo, a criminologia e a capacidade de se fazerem perfis criminais são ferramentas mais do que essenciais para combater e prevenir esse tipo de crime, como mostra no filme se a policia tivesse qualquer liberdade ou tecnologia  para uma investigação de tão extrema "dificuldade", é interessante ver como a hipocrisia de um governo sempre está acima do bem estar do povo.

Veja o filme completo e legendado no youtube:




Fonte: Pipoca de Sal