quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ginásio de Gutenberg

M. de Massacre

Após ser expulso da escola onde estudava, Robert Steinhäuser, de 19 anos de idade, voltou a sua antiga escola para se vingar e matou 13 professores, dois estudantes e um policial. O que passava na cabeça do rapaz ninguém sabe, pois ele se matou após o atentado ocorrido em 26 de Abril de 2002 na Alemanha.
Mortos: 17 | Feridos: 7

Robert Steinhauser

O massacre de Erfurt foi um massacre escolar que ocorreu em 26 de Abril de 2002, no Gutenberg-Gymnasium, em Erfurt, na Alemanha. O atirador, de 19 anos foi o aluno expulso Robert Steinhauser, atirou e matou 16 pessoas, incluindo 13 membros da faculdade, 2 estudantes e um policial, antes de cometer suicídio. Um adicional de sete pessoas ficaram feridas, direta ou indiretamente no massacre.




O massacre de Erfurt

Classificação: assassino em massa
Características: tiroteio em colégio - Embora o motivo é desconhecido, acredita-se estar relacionado com a expulsão de Steinhäuser da escola sem qualificações
Número de vítimas: 16
Data de assassinatos: 26 de abril de 2002
Data de nascimento: 22 de janeiro de 1983
Vítimas perfil: 13 membros do corpo docente, dois estudantes e um policial
Método de assassinato: Tiroteio
Localização: Erfurt, Alemanha
Status: Suicidou-se, com um tiro no mesmo dia

Antecedentes

Embora o motivo é desconhecido, acredita-se estar relacionada com a expulsão de Steinhäuser da escola sem qualificações e seu posterior sentimento de vitimização e desesperança em relação às suas futuras oportunidades de emprego.

Robert Steinhäuser foi aluno do Ginásio Gutenberg até o início de outubro 2001. No final de setembro 2001, ele passou alguns dias longe da escola, para a qual ele apresentou um atestado médico, que foi rapidamente identificado como uma falsificação. Devido a esta Steinhäuser falsificação foi expulso.

Devido às normas utilizadas na Turíngia, neste momento, Steinhäuser com sua expulsão se viu sem diploma ou qualquer qualificação necessaria em tudo, e as perspectivas de emprego, portanto, muito limitados.

O massacre

No dia do tiroteio, Steinhäuser armou-se com uma bomba de 12-gauge shotgun ação e uma Glock 9mm 17, antes de deixar sua residência em seu horário habitual. Quando ele entrou no campus, ele foi para os lavatórios para mudar de roupa, e depois vestiu uma roupa estilo ninja preto.

O tiroteio começou às 11:05 aproximadamente Steinhauser passou de sala em sala, parando por breves instantes na porta para disparar no professor, depois de passar para a próxima sala. Segundo os estudantes, ele atirou destinado somente aos professores, apesar de dois estudantes serem mortos por tiros disparados por uma porta trancada. 
  
Cinco minutos após o início do tiroteio, a polícia chegou fora da escola. Logo depois, Steinhäuser apareceu em uma janela e baleou um policial mortalmente na cabeça. Antes que ele comete-se o suicídio, ele foi confrontado por um de seus professores, Rainer Heise que tentou tirar sua mascara. Pausa, tendo estabelecido contato profundo com os olhos de Steinhäuser, disse ele, "Du erschießen jetzt kannst mich." ( "Você pode atirar em mim agora."), Steinhäuser teria respondido, "Herr Heise, reicht heute für's (" Mr. Heise, é o suficiente para hoje "). Segundo Heise, então ele falou para Steinhäuser um curto período de tempo, atraindo-o para a porta de uma sala vazia. Steinhäuser Quando estava na porta, empurrou Heise na sala e rapidamente trancou a porta. Steinhäuser se suicidou pouco depois e seu corpo foi encontrado pela polícia algumas horas depois do tiroteio. 71 rodadas foram disparados durante toda a série de tiroteios. 
  

As últimas palavras de Steinhäuser - Für heute reicht's ( "(este) é o suficiente por hoje") - foi também o título de um livro muito polêmico sobre o massacre escrito por Ines Geipel, que alegou que houve vários erros cometidos pela polícia no caso. ( Ta vendo gente, não é só a policia brasileira que erra em casos criticos ! ) Geipel, e parentes de algumas das vítimas, criticaram a polícia para a velocidade inicial da sua resposta. A polícia tinha inicialmente acreditado que havia um segundo atirador, levando-os a retomar o espaço escolar por sala, em vez de invadir o prédio inteiro.

Heise era considerado um herói por alguns por trancar Steinhäuser em uma sala e parar a matança, mas depois começou a receber algumas reações do público.

Reações:

Coincidentemente, no dia do massacre, o governo alemão estava a discutir o aumento do nível da idade legal sobre a propriedade de arma de fogo 18-21, enquanto outros empurrados para a proibição de armas de fogo.

Na verdade, exceto para os caçadores, a idade legal para a posse de arma de fogo acima de calibre .22 LR (Joule e 200) foi aumentada para 21, com um teste adicional médico e psicológico de 25 anos. Além disso, a bomba-espingardas de acção com pistola-grip foram proibidos.

Devido à pressão dos familiares das vítimas, No estado da Turíngia colocar os exames de graduações inferiores no currículo das formas superiores da escola. Steinhauser, embora no 12 º ano, quando expulso, não possuía as graduações inferiores após 9 e 10 graus, deixando-o sem qualquer graduação da escola depois de ser expulso. Esta foi uma situação especial, só no estado da Turíngia.

A família de Steinhäuser emitiu um comunicado a fontes de informação e disse que "será sempre muito dolorido para nós que o nosso filho e irmão trouxe sofrimento terrível, para as vítimas e seus parentes, as pessoas e de Erfurt, na Turíngia, e de toda a Alemanha."

A Secretaria de Educação dos Estados Unidos Rod Paige ofereceu suas condolências ao povo alemão. 

Fonte: Murder Pedia