domingo, 8 de dezembro de 2013

Meu seriado favorito: The Twilight Zone (Além da Imaginação)

Galera, agora em janeiro vai ocorrer o sorteio do DVD de Batoru Rowaiaru para todos que estão curtindo nossa página no Facebook. Nos próximos posts vou explicando como vai funcionar o sorteio para vocês irem acompanhando. 

Hoje vou falar sobre meu seriado favorito, chamado The Twilight Zone. Muitos não conhecem, pois a versão original é da década de 60, mas pra quem curte universos paralelos, assombrações, vida após a morte, vão adorar a dica. Infelizmente a Netflix tirou do ar o seriado completo (o que me deixou p* da vida, já que assinei por isso), mas pela net a gente encontra pra download. 

Rod Serling em Twilight Zone

"Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição; e se encontra entre o abismo dos temores do Homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia. Uma região Além da Imaginação." 

Essa era a narrativa inicial de todos os episódios de Além da Imaginação, série criada por Rod Serling entre 1959 e 1964 em preto e branco, para o canal CBS nos EUA. No Brasil, a série começou a ser transmitida nos anos 60. Quer saber mais? Clique abaixo.

Nos anos 60, havia uma ansiedade no ar, durante toda a semana, até a chegada do sábado, à espera de um novo episódio de Além da Imaginação. O público ficava maravilhado com aquele mundo paralelo, cheio de fantasia e absurdos com lógica e que poderia até passar por verdade na mente de algumas pessoas mais influenciáveis. 

To Serve Men - Episódio famoso da série
Inicialmente os episódios tinham a duração de meia-hora, porém no início de 1963 o programa ganhou mais meia-hora. No entanto, chegou-se a conclusão que o formato original era melhor aceito pelo público. Além da Imaginação foi o maior sucesso de Rod Serling na TV e que o faz ser lembrado até hoje pelos enredos envolventes e a forma peculiar de tratar com o sobrenatural. Sem aberrações, sem efeitos especiais, apenas uma história bem contada e bem dirigida, nisso Serling era um mestre. Rod Serling morreu vítima de cancer por abusar do cigarro, em 1975, aos 51 anos. Entre suas obras estão Galeria do Terror, The Loner, entre muitos. Em 1985, a série ganhou uma nova versão que teve 3 temporadas e durou até 1989.

Fonte: Mofolândia

Cartaz do filme
The Twilight Zone - O Filme

Os mais velhos com certeza conhecem e os bem mais velhos com certeza eram fãs de um seriado que passou na TV americana de 1959 a 1964 chamado “The Twilight Zone” que teve um total de 156 episódios em 5 temporadas. No Brasil a série chegou muitos anos depois e se chamou “Além da Imaginação”.

Basicamente a série apresentava histórias de terror, ficção científica, suspense mas principalmente fantasia, e influenciou absolutamente todos os roteiristas e diretores que fazem filmes hoje em dia.

No Limite da Realidade (não sei por que não chamaram também de “Além da Imaginação”) contém quatro histórias distintas, sem interligação direta, dirigidas por quatro mestres consagrados, elas são precedidas por uma cena curta com Dan Aykroyd e Albert Brooks curtindo no carro uma música do Creedence, era pra ser apenas um prologo mas tem um final surpreendente.

Assim como o prólogo, o primeiro conto é dirigido John Landis, de “Um Lobisomem Americano em Londres” e é o único dos 4 segmentos não inspirado em um episódio da série original.

Este primeiro trecho conta a história de um cara infeliz com a perda de uma oportunidade no trabalho, despejando todo seu preconceito e sua estupidez, praguejando em um bar contra negros, judeus e asiáticos. Quando ele deixa o bar se encontra na pele das vítimas de sua discriminação. Primeiro ele está na Alemanha nazista e é tratado como um judeu, depois nos EUA nas mãos da KKK sendo considerado negro (mesmo o ator sendo branco) e por último no Vietnã como um asiático.

É a clássica lição de “estar do outro lado” e não é o melhor episódio dos 4.

O segundo segmento é dirigido por Steven Spielberg, que estava bombando com E.T. mas acabou entregando o pior dos quatro episódios. Conhecemos um grupo de idosos em uma casa de repouso que ao receber um novo hóspede tem a oportunidade de voltarem a ser crianças. A história é bonitinha e passa uma mensagem interessante quando eles precisam decidir se querem permanecer jovens ou voltar a serem idosos, mas definitivamente não chega aos pés das outras.

Terceiro segmento do filme
O Terceiro segmento, dirigido por Joe Dante de “Grito de Horror” e “Gremlins” é o mais interessante do filme, conta com referencias divertidíssimas e alguns efeitos especiais datados (afinal estamos falando de 1985 e um baixo orçamento) mas divertidíssimos. O que aconteceria se uma criança tivesse poderes ilimitados, como um Deus, e ninguém para lhe impor limites? Este é divertidíssimo e chega a ter um clima de tensão.

Mas o melhor dos quatro episódios é, como não podia deixar de ser, o último. Dirigido por George Miller (de “Mad Max”). A história é famosa e já foi parodiada em diversos lugares como em um episódio especial de dia das bruxas dos Simpsons.

Um passageiro (John Lithgow na maior interpretação de sua vida) que tem horror a avião percebe que, em meio a uma terrível tempestade, há um “gremlin” na asa.

O filme fez um certo sucesso a ponto de ser o maior responsável pelo relançamento da série, já em 1985, mas ela durou apenas três temporadas e acabou definitivamente, pelo menos até agora. Não duvido, e torço muito para que em breve esta consagrada série volte com uma nova roupagem.




Acidente durante as filmagens do filme

Vic Morrow
Vic Morrow foi um famoso ator norte americano, muito conhecido por participar de filmes nas décadas de 1950 / 1960 e 1970, e que sofreu uma das mortes mais trágicas da história do cinema, em uma cena de fazer inveja aos grandes filmes de terror.

Durante as filmagens de “Twilight Zone - The Movie”, Morrow interpetrava um militar que, em uma cena de guerra, resgatava duas crianças e as levava para um helicóptero.

Tudo ia muito bem até que o helicóptero ficou fora de controle, caindo na área em que Vic Morrow estava com as crianças.

Morrow e uma das crianças (Myca Dinh Le, 7 anos) foram decapitados no acidente. A outra (Renee Shin-Yi Chen, 6 anos) escapou das hélices, mas foi esmagada pelo helicóptero. Os 6 tripulantes do “helicóptero assassino” sofreram ferimentos leves.

Devido ao acidente, o as gravações do filme foram suspensas, e em consequência, o diretor John Landis e Steve Spielberg foram processados.

Esse fatal acidente provocou a mudança nas leis trabalhistas para atores mirins.

Apesar do ocorrido, o filme “Twilight Zone: The Movie” foi lançado, com o corte da cena do acidente.