domingo, 12 de janeiro de 2014

Christine Chubbuck e o Suicídio ao Vivo!

Notícia no jornal
Em 1974, Christine Chubbuck se tornou apresentadora de um programa matinal em uma pequena emissora regional na Flórida, a emissora passava por grandes mudanças politicas e diretivas internas tudo isto para se preparar para o 'futuro'.

Mesmo depois dos novos moldes da emissora, Christine continuou apresentando seu programa normalmente durante alguns meses. Algumas noticias que ninguém se importa, outra noticias sobre a violência local, uma noticia 'bonitinha' e a previsão do tempo para amanhã, tudo estava andando nos trilhos.

Começa assim o dia 15 de julho de 1974. Novamente o programa de Chubbuck começa no canal 40, em Sarasota, Flórida. Apresentadora aborda tranquilamente as 3 primeiras noticias, a próxima noticia era sobre um tiroteio em um restaurante local, Christine faz a chamada e espera o vídeo entrar no ar.  
Por conta de um 'problema técnico' a vídeo não pode ir ao ar, a apresentadora sem nada para fazer retrai os ombros e se vira para a câmera e começa a falar. "Em consonância com a política, vou trazer o mais recente suicídio na Canal 40". Ela pega um revolver e atira na parte de atras de sua orelha. Suas palavras faziam alusão a politica da emissora reformulada, as noticias mais importantes eram agora as que abordavam a violência, isto para aumentar a audiência.

Christine Chubbuck
Com a cabeça sobre a mesa, ainda é vazado o áudio de um dos câmeras "que brincadeira mais horrivel".

Percebendo o estado em que estava o corpo, o diretor técnico corta o programa, e a produção liga rapidamente para a urgência. Ela foi levada para o Hospital Sarasota ainda com vida. Depois de 14 horas internadas foi dada como morta.

Através de laudos médicos, ficou-se sabendo que Christine já estava consultando um psiquiatra por conta de um grave quadro de depressão.

Logo após seu suicídio, foi encontrado um bilhete que ela havia escrito, Mike Simmons, o diretor de jornalismo, leu o bilhete na manhã seguinte. O bilhete era praticamente um nota noticiaria escrita para o futuro.

"TV 40 news personality Christine Chubbuck shot herself in a live broadcast this morning on a Channel 40 talk program. She was rushed to Sarasota Memorial Hospital, where she remains in critical condition."

Tradução - "Noticia do Canal 40: A personalidade Christine Chubbuck atirou em si mesma durante uma transmissão ao vivo nesta manhã em um programa do Canal 40. Ela foi levada às pressas para o Hospital de Sarasota, onde ela permanece em estado crítico."
 
Por conta de ser um programa com quase nenhuma importância, ninguém gravou o ocorrido. A única fita que contem a cena é de posse da emissora, ainda que, existe a possibilidade dela ter sido destruída por condolência à família.