quarta-feira, 30 de abril de 2014

GEORGE METESKY:O louco da bomba em Nova Iorque


O bombeador maluco aterrorizou Nova York por 16 anos. Ele espalhou bombas por restaurantes, lojas, orelhões e teatros. Após cada ataque, enviava cartas malucas à policia. Foi preso em 1957 e, em 1973, transferido para um hospital psiquiátrico e posteriormente libertado.


Pequenos começos


O bombardeiro louco plantou sua primeira bomba no edifício consolidado  Edison  na rua de 64 Oeste em 16 de novembro de 1940. Ele a colocou em uma caixa de ferramentas de madeira, em seguida, passou despercebido fora do prédio. O gigante de utilitário Con Edison (como é localmente conhecido) foi e continua a ser o principal fornecedor de energia para a cidade de Nova York, e os escritórios eram tão grandea e movimentados que ninguém notou algo estranho.

O pequeno fracasso de uma bomba caseira nunca explodiu. Ao redor do exterior do dispositivo, o bombardeiro tinha embrulhado um bilhete escrito em letras de bloco puro:

"VIGARISTAS DO CON EDISON, ISTO É PARA VOCÊS."

Os trabalhadores que descobriram chamaram o esquadrão de bombas. Os oficiais do esquadrão de bomba encontraram sem impressões digitais ou qualquer outra prova, ue pudesse localizar o dispositivo toscamente feito. O bilhete causou alguma curiosidade, porque ele teria sido destruído se o aparelho tivesse explodido.

Os investigadores intrigados perguntaram-se se o bombardeiro deveria destruir a nota  ou se ele não tinha percebido que seria destruída. Ou a bomba foi um fracasso intencional?

Após uma verificação dos registros de empregados recentemente demitidos e outros com queixas contra a companhia, a polícia desistiu em encontrar o homem-bomba. O incidente nunca saiu nos jornais.

Ninguém no Con Edison ou o esquadrão anti-bombas pensou muito sobre a bomba e fracasso nos próximos meses. Então, quase um ano depois do primeiro incidente, alguém encontrou um segundo dispositivo não detonado deitado na rua 19 a poucos quarteirões do escritórios de Irving lugar do Con Edison. Seu detonador simples despertador não tinha sido ferida. O bombardeiro tinha embrulhado sua obra na meia de lã velha, e desta vez não havia bilhete.

Os investigadores do esquadrão de bomba reconhecem a construção como semelhante ao dispositivo anterior. Eles assumiram o bombardeiro tinha sido em seu caminho para os escritórios Con Edison nas proximidades e para qualquer número de razões tinha abortado a sua tentativa de plantar a bomba. E simplesmente jogado na rua. 

Mais uma vez, os jornais ignoraram o incidente. A guerra na Europa, bem como o envolvimento inevitável dos EUA no conflito ocupou a maior parte cada página. Três meses mais tarde, quando os EUA entraram na guerra, o homem-bomba enviou uma carta para a sede da Polícia Manhattan. Escrito em letras maiúsculas  dizia:



F.P. foi fiel à sua palavra . Durante os próximos nove anos, ele não plantou novas bombas. Não ficou, no entanto, inativo. Durante este tempo, ele escreveu dezenas de bizarros cartas ameaçadoras a Con Edison, a polícia, cinemas e particulares.

Então, em 29 de março de 1950, uma terceira bomba que não explodiu foi descoberta na Grand Central Station. O esquadrão antibombas reconheceu a construção como semelhante ao das bombas Con Edison. A construção foi semelhante, mas não idêntica. O homem-bomba tinha usado seu hiato de nove anos para aprimorar sua habilidade e o novo dispositivo era mais poderoso e habilmente construído que os dois primeiros. Detetives se perguntarem se o "homem-bomba" tinha realmente construído os dispositivos para serem detonados.

Infelizmente, essa teoria explodiu junto com uma quarta bomba em uma cabine telefônica no interior da New York Public Library . Em seguida, outra explodiu no Grand Central. Ao todo, o Mad Bomber iria plantar mais de 30 bombas em sua carreira principalmente deixá-los em lugares públicos, mas, ocasionalmente, desviando do que o padrão  Uma vez ele enviou uma bomba para Con Edison. Quando ele plantou bombas nas salas de cinema que ele iria cortar aberto a parte de baixo de um assento e inserir a bomba lá antes de escorregar para fora do teatro. Era uma daquelas bombas que explodiram no Paramount.


O Perfil 


O que a polícia tinha considerado escasso em evidências foi um manancial para o Dr. Brussel. Após o vazamento através do arquivo de caso, ele veio com as seguintes conclusões. 

O homem-bomba era do sexo masculino. Com poucas exceções, historicamente bombardeiros sempre foram homens. 

O homem-bomba tinha um rancor contra Con Edison e era provável que um ex-funcionário. Ele acreditava ter sido permanentemente ferido pela empresa e foi em busca de vingança. Esta conclusão era óbvia a partir das letras. 

O homem-bomba era um paranóico. O homem-bomba acreditava que Con Edison e ao público em geral, conspirou contra ele. 

O homem-bomba era de meia-idade, provavelmente em torno de 50. Paranóia geral picos em torno de 35 anos de idade e que o suicida tinha sido ativo por 16 anos.

O homem-bomba era puro, meticuloso e competente em seu trabalho. Tudo, desde as bombas cuidadosamente construídos, para o planejamento cuidadoso das bombas indicado seu asseio. Além disso, paranóicos tendem a estabelecer padrões elevados para si de modo a não se abrir à crítica indesejada.

O homem-bomba era excessivamente sensível a críticas. Este é um sintoma clássico da paranóia.

O homem-bomba era estrangeira ou passou a maior parte de seu tempo com pessoas estrangeiras. O homem-bomba escreveu em empolado, linguagem formal desprovido de qualquer gíria contemporânea. Ele utilizou expressões como " atos covardes " que soavam como se fora da ficção vitoriana. Ele se referiu a Con Edison como "a Con Edison ", quando os nova-iorquinos se referiu ao gigante utilitário sem o artigo " o " por anos.

O homem-bomba tinha pelo menos o ensino médio, mas provavelmente não a faculdade. A linguagem empolada das letras e da construção qualificados das bombas falou de auto-educação. A excelente caligrafia indicada pelo menos alguma escolaridade formal.

O homem-bomba era um eslavo e provavelmente Católica Romana. Culturalmente falando, os europeus orientais centrais e na maioria das vezes empregam bombas como armas. A maioria dos eslavos são católicos.

O homem-bomba morava em Connecticut, não em Nova York. Algumas das cartas foram enviadas a partir de Westchester Country (a localização entre Connecticut e Nova York) e Connecticut foi o lar de grandes comunidades de europeus de Leste e Central.

O homem-bomba sofria de um Complexo de Édipo. Como a maioria das pessoas que sofrem edipianas ele era provavelmente solteiro e vivia com uma única fêmea parentes relativos ou que não eram de sua mãe. Ele provavelmente perdeu a jovem mãe. Dr. Brussel fez estas conclusões a partir da construção fálica das bombas; o estranho ( e mama -like) de W na escrita de outra forma perfeita do homem-bomba eo corte estranho e penetração dos assentos cinemas. Quanto Finney e seus detetives estavam em causa, estas foram as conclusões mais rebuscadas e duvidosos do Dr. Brussel, mas Dr. Brussel foi mais confiante em si.

George Metesky 


Os vizinhos não sabiam o que fazer com George Metesky. O homem garboso, eslavo que viveu no número 17 Fourth Street em Waterbury, Connecticut com suas duas irmãs solteiras não pareceu trabalhar para viver. Embora ele sempre foi educado, ele estava distante e ninguém na vizinhança sabia nada sobre ele.


Crianças locais temiam Metesky e chamou a sua casa "The Crazy House" apesar de haver pouca ou nenhuma evidência de loucura ou jogo sujo na casa. Um casal de vizinhos se perguntou o que o Sr. Metesky fez em suas freqüentes excursões em Nova York. Alguns sabiam que ele participou de missa na St. Patrick regularmente, mas que não explicou as outras viagens. Outros ainda se perguntou o que ele fez em sua oficina em todas as horas do dia e da noite. 

Em torno do mesmo tempo que os jornais começaram a divulgar o perfil do Dr. Brussel do bombardeiro louco, os vizinhos notaram uma mudança em Metesky. Ele parecia mais voltado mesmo falante, às vezes. Ele ajudou um menino local consertar seu avião modelo, e as crianças da vizinhança já não tinham medo dele. As pessoas do bairro comentaram entre si que eles poderiam ter julgado mal a Metesky excêntrico.



Se soubessem que George Metesky havia trabalhado para Con Edison eles poderiam ter feito a ligação entre ele eo bombardeiro. Eles poderiam ter sido suspeito que a polícia parou por Número 17 "em uma verificação de rotina casa-a-casa" em relação a um acidente de carro e não parar em qualquer outras casas. 

Algumas noites depois, os vizinhos ficaram chocados quando a polícia chegou e prendeu Metesky. Vestido com seu roupão, ele agradavelmente e, educadamente, confessou ser o homem-bomba. Ele revelou que F.P. significava "Fair Play". 

A polícia solicitou que Metesky trocar de roupa antes que eles prenderam. Ele obriga, e quando eles o levaram, ele estava vestindo um terno trespassado abotoado.


George Metesky, que se encaixa no perfil de Brussel, em cada detalhe, foi considerado insano e internado no manicômio Matteawan para criminosos insanos. Como é o caso com a maioria dos paranóicos agudos, ele não respondeu ao tratamento acreditando que os psiquiatras faziam parte da conspiração contra ele. Ele provou ser um paciente do modelo e passou grande parte de seu tempo tentando ganhar legalmente a sua libertação.

Dr. Brussel, que às vezes trabalhava em Matteawan, visitou Metesky ocasionalmente. Dr. Brussel sempre encontrou-o falante e encantador. Metesky freqüentemente apontado que ele propositadamente construído suas bombas para não matar ninguém. Dr. Brussel uma vez pergunteo-lhe directamente se ele achava que ele era louco . Metesky sorriu educadamente e respondeu que não.

As ações de George Metesky passou a inspirar novos criminosos. Os investigadores acreditam que tanto o Unabomber eo assassino do zodíaco inspirou-se no bombardeiro louco de Nova Iorque. Após a sua libertação da Matteawan em 1973, Metesky fixou residência em residência de sua família Waterbury onde morreu em 1994 na idade de 90 . Sua morte não saiu nos jornais.

Fontes; crime library
Revista Mundo Estranho Ed. Especial Hardcore "Crimes que chocaram o mundo"